Já imaginou planejar o futuro da empresa que você faz parte embarcado num equipamento de mais de 3.000 mil anos de existência? Esta foi a solução criada pela Outbox Treinamento para preparar uma equipe de jovens advogados, executivos da Araúz & Advogados Associados do Paraná, para elaboração do planejamento estratégico.
O exercício ocorreu em duas Canoas Havaianas na paradisíaca Lagoa da Conceição em Florianópolis – SC.
As Canoas Polinésias, mais conhecidas por Canoas Havaianas, foram usadas como meio de transporte entre as Ilhas do Pacífico, desempenhando um papel fundamental no processo de colonização daquela região.
As guarnições se aventuravam no mar em expedições entre as ilhas, utilizando a canoa não apenas como meio de transporte, mas como principal instrumento de exploração do triângulo polinésio, que possibilitou, dentre outras coisas, a descoberta e povoamento do Hawai.
As Canoas Havaianas, geralmente possuem seis assentos, cada assento com funções e contribuições bem definidas. Funcionam igualmente a uma empresa. Possuem visão, missão, valores e estratégias e capital humano para a execução. Cada travessia ou expedição é planejada minuciosamente, analisando componentes externas (vento, ondas, correntes) e internas (equipe, remo, barco, alimentação, técnica, amarrações).
O líder da canoa é o executivo, está no assento um, na proa (frente da embarcação), dita o compasso e o ritmo, elementos importantíssimos para o alto desempenho. Ah! Cada canoa pesa 180 quilos, somando ainda o peso dos integrantes. Qualquer descompasso gera desgaste e perda de energia, refletindo em toda a equipe.
O banco dois é responsável em repassar o desempenho ao líder e principalmente manter a sincronia da remada do lado aposto. Previne acidentes quando a canoa está parada em alto mar.
Os assentos três e quatro são a potência do barco, os motores, estão no meio da canoa. O terceiro remador ainda é responsável em comunicar a equipe sobre a troca da remada.
O assento cinco, assistente de leme, colabora em grandes ondas e sacrifica-se para a canoa não virar. Soluciona problemas de execução, é ágil.
O Capitão do barco ou o CEO faz o leme, dá a direção, está no assento seis. Mantém a tripulação energizada e focada no objetivo. Está sempre atento a todas as condições que afetam a canoa.
O trabalho em equipe é a competência chave da Canoa Havaiana. Desde os tempos antigos, é uma das características mais relevantes. Quando uma equipe de empresa percebe, através do exercício de remar em equipe, a importância do alinhamento, sincronia e concentração de forças, entende os elementos para sucesso. Já diziam os Polinésios: A`ohe hana nui ka alu’ia – Nenhuma tarefa é grande demais quando feita em conjunto.
Depoimento de um participante:
Queria agradecer a Equipe da Outbox pela experiência sem precedentes para o nosso escritório. O pessoal gostou muito e a partir do exercício da Canoa Havaiana, parece que tudo ficou mais claro. Todos deram exemplos durante a elaboração do planejamento estratégico baseados na experiência das canoas. Parabéns pela empresa. Ela repassa profissionalismo e compromisso com o cliente.
Deixe um Comentário