Para quem já tem a competência técnica necessária, chegar ao topo da montanha, ou dos negócios, basta um “punhadinho de coisas” adicionais, tais como: coragem, ousadia e afinamento de equipe. O que parece fácil, e é mesmo, é na realidade bastante doloroso. Em síntese, esse foi o pano de fundo para o Treinamento Superare OutBox realizado com as lideranças dos setores de Call Center e Pós-venda da Positivo Informática, empresa de tecnologia da informação do Grupo Positivo.
Atuando em um setor que se transforma velozmente e sendo a área de serviços ao Cliente (Call Center e Pós-venda) basicamente constituída por profissionais de formação técnica que sentem cada vez mais as demandas relacionais de Clientes mais exigentes, mais bem informados e, portanto, mais proativos, o que se por um lado revela grandes desafios de afinamento de equipe, por outro amplia em muito o potencial e o papel estratégico dessa área nas atividades estratégicas de vendas e de fidelização da clientela. Nesse sentido, qual a chave para “turbinar ainda mais a máquina” e ir em frente com toda garra e energia que o afinamento e compromisso de superação possibilita? A resposta aqui é fácil também: turbinar ainda mais as lideranças e fazê-las transcender sua zona de conforto, expandindo os limites de superação pela agregação de autopercepção, autoconhecimento e pela integração do pensar e agir em equipe. Claro que isso é, também, um pouquinho doloroso… Mas, emocionante e inesquecível.


Foi assim que, munidos de vontade e boa surpresa, 29 líderes do Departamento de Serviços ao Cliente da Positivo Informática foram desafiados a se superar como uma equipe coesa, fazendo uma expedição intensiva que contou com biking de integração, camping de planejamento para abordagem ao desafio de escalada, cozinha de campo, fogueira do conselho para alinhar pensamentos e sentimentos antes da partida, trekking de montanha e escalada (com duas opções de desafio para exercitar a negociação e a tomada de decisão).
Após o retorno ao acampamento e o merecido descanso para recuperação física, realizou-se a etapa de afinamento e reflexão do desempenho, inclusive comportamentais, e avaliação dos resultados obtidos pelo grupo. Quanto tempo para tudo isso? Apenas dois dias. Dois dias intensos , impactantes e estimulantes. Para fechar o evento de treinamento, uma abordagem flash de conteúdo, rápida e reflexiva sobre “Comportamentos básicos para Equipes de Topo”.
Para fazer frente aos desafios, em especial ao trekking de montanha e escalada, a equipe precisou desenhar as funções e os papéis no time e ocupar “cargos”, dentre as quais destacam-se: líder, cozinheiros, navegadores, batedores de trilha, agueiros, seguranças, repórteres, entre outros. Apenas para ilustrar, um dos tópicos do papel de líder ficou assim estipulado: “…o Líder será uma figura chave que deve gozar da confiança da Equipe e que nesse caso deverá ser escolhido pelo grupo. O Líder representa a palavra final do grupo, sobretudo quando não houver acordo deste ou quando o grupo, mesmo em acordo, optar por decisões que firam diretamente seu propósito ou a integridade e segurança dos seus participantes. Ao Líder cabe a responsabilidade final sobre as decisões grupais e por elas ele responderá. Portanto, deve conduzir o grupo de forma a organizá-lo para os desafios em voga e trabalhar para manter o grupo unido e focado na missão e nas metas definidas”.
E foi nesse “embalo de superação” de lideranças que o treinamento ocorreu com grande sucesso, alegria e algumas dores musculares é claro. Tudo foi superação, mesmo quando alguns desafios mais radicais não puderam ser enfrentados, por responsabilidade e preocupação com a integridade do grupo. O que foi de grande valia, pois limites foram expostos, conversas francas foram travadas, conflitos construtivos foram encarados e construtivamente solucionados e o grupo deu mais um passo na direção de realizar a difícil missão de chegar ao topo como equipe coesa. O complexo de montanhas do Marumbi, no Paraná, continua lá imponente e desafiador e ficou espontaneamente combinado pelo time que afinamentos adicionais serão realizados, quando então a Equipe de Topo Positivo retornará para superar um desafio ainda maior.


















Deixe um Comentário