O dia estava nublado mas apropriado para o desafio de 20 estrategistas da Kavo do Brasil, empresa de Joinville/SC, líder na fabricação de equipamentos odontológicos, que, com a OutBox Treinamento, em Itapema/SC exercitaram ao ar livre competências chaves para execução do plano estratégico da organização.
Desenvolver o senso de propriedade (empreendedorismo e compromisso com resultados objetivos), o espírito contagiador (motivação interna e lateral), a excelência na execução e exercitar o senso de urgência fundamentaram o briefing de Giancarlo Schneider, Presidente da Kavo America Latina, para a criação do treinamento, com vistas às metas a serem executadas nos próximos quatro anos e o perfil comportamental desejado para todo o time tático e estratégico da empresa.
A OutBox criou um programa customizado de Outdoor Training, mesclando facilitação dirigida com a metodologia de identificação de perfis comportamentais RBEI – Realizador – Burocrata – Empreendedor – Integrador. Dagoberto Dalsasso, consultor de comportamento e gestão estratégica, aplicou a metodologia e desenvolveu o conteúdo. Duas questões foram decisivas para a definição do treinamento. A primeira está relacionada com o início do ano de 2012, quando a Kavo do Brasil iniciou uma grande “guerra” de mercado. A segunda questão decisiva foi alimentar essa guerra como uma cultura que faz parte da história da Kavo. Empresa de origem alemã, fundada em 1906, a Kavo “venceu” Primeira e a Segunda Guerra Mundial, com uma baixa importante, um dos fundadores morreu em batalha. Também faz parte da historia recente da Kavo a sua aquisição, em 2004, pela Danaher, corporação norte americana atuante em diversas plataformas de negócios. Diferenças culturais e alinhamentos corporativos.
Nesse contexto, a Outbox resolveu armar os 20 executivos da kavo, com marcadoras de paintball, cujo único objetivo era invadir a Ilha do Pirata, tomar o espaço e aniquilar o “inimigo (concorrência)” que ocupava aquele espaço. Alia-se, com isso, a determinação ao espírito de integração e de luta.
A Ilha do Pirata pertence ao Resort Plaza Itapema – SC. Sua vegetação é típica de litoral. Região salobra que abriga costões, árvores de médio porte, gramíneas, plantas rasteiras e mamíferos como o preá. Já a geografia íngreme, dificulta a ofensiva de quem deseja invadi-la. A guerra teve mais de duas horas de “fogo cruzado”. Com árduas batalhas, derrotas e conquistas. O ataque final do time da Kavo contou com forte liderança, estratégia de ataque bem definida e atitudes heroicas que culminaram com a tomada da ilha e hasteamento da bandeira da organização.
No início do treinamento, antes da batalha, os 20 participantes responderam rapidamente 40 questões qualitativas para identificar o perfil comportamental atual do Time Kavo, de acordo com a metodologia RBEI. Ainda antes da vivência, foi respondida a seguinte pergunta: “qual é o Perfil Ideal (Profissional) para fazer frente aos desafios de execução do Plano Estratégico da Kavo, nesse momento?”
Confrontado o perfil ideal com o perfil desejado, os membros Kavo, identificados com os objetivos estratégicos da organização, delinearam, a partir do diagnóstico de perfil RBEI, as estratégias que através do trabalho em equipe culminaria com a “tomada da ilha e o hasteamento da bandeira”, uma analogia frente às mudanças organizacionais requeridas para enfrentar a concorrência acirrada e as mudanças internas e externas. No final, o presidente foi decisivo: “Nós precisamos ser mais realizadores!”. E a equipe KAvo unida atendeu ao apelo, cumprindo o objetivo principal.
Deixe um Comentário