Uma empresa pode oferecer o melhor produto do seu segmento, contar com tecnologia de ponta, recorrer a campanhas publicitárias que alcancem o cliente, mas se não tiver o respaldo de uma equipe comprometida e que “vista a camisa” da organização, as chances de se tornar competitiva e de assegurar espaço no mercado são rapidamente ameaçadas. Diante disso, o investimento no capital humano passou a ser fator estratégico e até mesmo de sobrevivência para qualquer companhia.
E quando nos reportamos à valorização dos talentos internos encontramos inúmeras ações que se materializam na melhoria da qualidade de vida do trabalho, pacotes de benefícios atrativos, bônus calculados a partir do atingimento de metas entre tantos outros. Dentro desse contexto, encontramos ainda a preocupação em melhorar o clima interno, através do estímulo ao espírito de equipe. Esse é o caso do Grupo Jufap, empresa presente nos Estados de São Paulo e do Paraná e que há dez anos atua na prestação de serviços de telecomunicações e de produtos eletrônicos de telefonia móvel.
Segundo Amadeu Colombo Cavalcante, presidente do Grupo Jufap, estimula a valorização do time faz parte da cultura da empresa e desde a sua origem, o espírito de cooperação, de troca de ideias e de experiências tornaram-se indicadores importantíssimos para o desenvolvimento das pessoas que atuam na organização e o próprio crescimento da empresa.
“A área de Recursos Humanos tem como premissa envolver todas as áreas da empresa para qualquer que seja o assunto. Em todas as ações de desenvolvimento, desenhos de fluxos de trabalho, criação de procedimentos e políticas internas, fazemos questão de que todas as áreas sejam envolvidas. O contrário também acontece, ou seja, sempre que oportuno, os demais departamentos da empresa também convidam a área de RH para participar de suas ações. Afinal, o nosso lema é compartilhar para favorecer a visão do todo”, afirma Amadeu Colombo Cavalcante.
Espírito de Equipe – Com uma equipe formada por aproximadamente 450 colaboradores e composta basicamente por vendedores, gerentes e profissionais do setor administrativo e financeiro, para cada grupo de colaboradores a empresa elaborou estratégias específicas para fortalecer o espírito de equipe. Para os gestores, por exemplo, a empresa promove toda sexta-feira, o Sabor de Pensar – um evento que reúne os líderes em um café da manhã, para que eles possam trocar ideias sobre as estratégias do negócio, conversar sobre as atividades que desenvolvem com suas equipes e, logicamente, estreitar relacionamento com os pares.
Além disso, a organização conta em seu cronograma ações que incluem reuniões com os colaboradores de todos os níveis hierárquicos e treinamentos que estimulam os profissionais a se sentirem parte integrante da Jufap. Vale ressaltar que, muitas vezes, a própria empresa é surpreendida com a iniciativa de algum funcionário que por conta própria organiza um “café da manhã” para manter o clima organizacional favorável entre os colegas de trabalho. Contudo, o ponto alto que motiva o espírito de equipe é sem dúvida alguma a convenção anual que acontece no Parque Beto Carrero, em Santa Catariana.
Esse ano, por exemplo, o evento reuniu todos os colaboradores do Grupo Jufap e apesar de muita chuva, todos se mostraram muito animados para “encarar” o desafio de participar de uma gincana corporativa que tinha como principal objetivo levar os colaboradores a se tornarem caçadores de tesouro e se tornarem aventureiros. Apesar do clima descontraído, a atividade visou principalmente estimular o espírito de equipe e fazer com que todos os participantes se integrassem, mesmo fora do ambiente formal de trabalho.
Quando indagado sobre os motivos que levam a empresa a investir tanto em ações dessa natureza, Amadeu Colombo Cavalcante diz que a “joia da coroa” da companhia são os colaboradores, principalmente aqueles que atuam no setor comercial e estão na ponta, nas lojas, na verdadeira linha de frente da companhia. Dessa maneira, o grande desafio da Jufap é estimular cada vez mais a aproximação da companhia com esse público-interno e fazer com que seja despertado neles o sentimento de pertencimento à organização.
“Estimulamos que os gestores, a diretoria e o backoffice visitem as lojas, que passem alguns dias trabalhando por lá, conversem com as pessoas, sintam verdadeiramente o clima existente nas lojas. Só assim, conseguimos promover ações de melhorias. As equipes se sentem estimuladas, importantes e desta forma, fazemos com que cada um, independente do cargo, se importe com que cada um faz e desenvolve dentro da companhia”, esclarece, ao acrescentar que também existe uma preocupação de se estimular um canal de comunicação aberto entre os colaboradores.
Além disso, temos a empresa promove uma campanha anual que estimula e premia mensalmente os melhores profissionais do mês por meio de índices de qualidade e produtividade. Estas campanhas mensais geram pontos que ao final do ano, permite que os 30 melhores colaboradores sejam contemplados com uma viagem. Em 2012, por exemplo, o prêmio dados aos “Talentos de Destaque” foi um Cruzeiro pela Costa brasileira e este ano será uma semana em Porto Seguro. Já para o próximo ano, existe a possibilidades dos “destaques” viajarem para os destinos turísticos das cidades de Natal/RN, Fortaleza/CE ou Macho Picchu, no Peru.
Comunicação aberta – De acordo com Amadeu Colombo Cavalcante, as ações que visam fortalecer o espírito de equipe da empresa são divulgadas primeiramente aos gestores e esses, por sua vez, ficam responsáveis por disseminá-las entre os liderados. Essa linha estratégica foi adotada, porque a empresa compreende que o líder precisa ser conhecedor profundo do que acontece na empresa e ao comunicar diretamente qualquer atividade ou iniciativa do Grupo Jufap, ele estará fortalecendo sua parceria com a o time. Somando-se a isso, a empresa recorre a intranet que também dá um ótimo respaldo à comunicação interna.
Queremos que nossos gestores sejam uma verdadeira ponte entre o institucional e a operação comercial. Desejamos que o líder seja um profissional visto com competência abrangente, favorecendo o desprendimento e a capacidade de gerir a sua equipe, assinala o presidente da companhia.
Ao que tudo indica, a receptividade dos colaboradores da Jufap tem sido positiva, no que se refere às ações focadas para o fortalecimento do espírito de equipe, pois os assuntos que são abordados em cada atividade promovida tem reflexo direto no dia a dia dos profissionais. Cavalcante cita como resultado deste trabalho a diminuição mês a mês do índice de turnover, bem como a participação efetiva dos funcionários no negócio, uma vez que cada vez mais eles se mostram à vontade para apresentar sugestões e interagir tanto com os pares quanto com os próprios gestores.
Precisamos de pessoas para que as ações e o planejamento estratégico saia do papel. O mais importante é conseguirmos comunicar os indicadores e os resultados, trabalhando-os em conjunto sobre tudo o que foi construído e onde queremos chegar. A estrutura piramidal das empresas está dando lugar, cada vez mais, à administração por processos e estruturas hierárquicas menos rígidas. Isto só se consegue por meio de estimulo do espírito de equipe e divisão de responsabilidades, finaliza o presidente do Grupo Jufap.




















Deixe um Comentário