Uma das mais eficientes formas de se alcançar resultados superiores dentro de qualquer ambiente, seja ele profissional ou pessoal, é quando o indivíduo se percebe como o principal agente da mudança. É quando dotado de auto responsabilidade, compreende que o sucesso e o fracasso iniciam no momento da escolha, e se evidenciam nas etapas subsequentes, como um bom planejamento, uma ação correspondente ao potencial que se tem, mas também, através das práticas diárias, e sua constante busca por maturidade ao atingir o próximo nível na pirâmide evolutiva. Então, quando o indivíduo se torna consciente sobre seu lugar e papel, e se torna mais ativo e conectado ao seu propósito, ele assume a posição de protagonismo e faz de sua trajetória uma verdadeira escalada em direção ao sucesso. Quer saber como assumir um papel de protagonismo dentro de um ambiente corporativo? Siga lendo esse artigo!
Protagonismo é um termo com origem no latim, onde protos significa primeiro, ou principal, e agon, significando lutador ou competidor. Logo, podemos dizer que protagonista é aquele indivíduo cujas suas atitudes e seus feitos possuem um destaque, ou, que dentro de suas atribuições alcançou um feito notável.
Estamos habituados, graças a dramaturgia, a reconhecer uma pessoa como sendo “o ator principal”, e isso pode por vezes nos proporcionar uma distorção de realidade, onde, uma vez reconhecendo uma pessoa com maior responsabilidade e maiores feitos, acreditamos que essa pode ser a única protagonista dentro dessa “trama”, e com isso, estamos nos condenando ou conformando como eternos coadjuvantes. Mas a realidade pode ser bem diferente do que as novelas nos ensinam.
Dentro das necessidades humanas, existe uma de caráter mental que é extremamente importante para o nosso desenvolvimento. O nome dela é significância. E é exatamente dentro da esfera da significância onde o protagonismo atua. Pare e pense. Qual significado de sua função ou trabalho? Uma das características fundamentais dos protagonistas do mundo corporativo, é que eles atribuem um significado nobre às suas funções e responsabilidades. Para o pedreiro, existe uma grande diferença entre empilhar tijolos com massa e reboco, e construir um lar para uma família. Compreendeu? Então agora, reavalie. Qual o significado, e qual real propósito de sua função?
Mas existe uma outra coisa que precisamos observar sobre o protagonista no cenário corporativo. Só é possível assumir este real posicionamento, quando as atitudes e resultados servem ao coletivo. Ou seja, quando estes resultados estão ligados ao propósito da equipe ou empresa. Caso as ações apenas ofereçam benefícios para o indivíduo, rapidamente a pessoa será reconhecida como vilão, ou individualista.
Percebeu a diferença? Pois é… Mas ainda tem mais. Se o protagonista é aquele que cujas suas ações se destacam, e que servem ao coletivo, logo, é preciso que esse coletivo tenha um propósito claro e bem definido, e não apenas tenha isso definido, mas que também tenha a validação de que todos os inseridos nesse processo tenham consciência disso. Aí, surge a importância da liderança na construção do protagonismo como comportamento essencial de sucesso para seus liderados, e a necessidade de que os processos de comunicação interna estejam bem alinhados, e que unidos em um propósito que tenha significância, possam integrados se movimentarem em direção ao sucesso.
O famoso Coach norte americano Anthony Robbins fala que as “Crenças limitam, experiências libertam”. A Eucerin também acredita nisso, e submeteu uma de suas melhores equipes ao nosso programa de desenvolvimento “Descobridor” para poderem viver tudo isso de forma prática, e através de suas percepções, atingirem níveis mais elevados de consciência. E o que o nosso Top Team pode perceber lá é que não é atoa que a Eucerin está há tanto tempo no mercado, sendo referência no cuidado com a pele. Pois eles de fato possuem um time de protagonistas a serviço da beleza, e do bem estar. Eles possuem um significado nobre em suas funções, reconhecem seus papéis e importâncias, cooperam para crescerem como um único corpo, e integrados, possuem uma equipe de protagonistas capazes de alcançarem os mais extraordinários resultados!
Valeu, Eucerin! A Outbox agradece a oportunidade de fazer a diferença!
Deixe um Comentário