Se o alimento é bom a gente repete
Circula por aí um ditado que fala que, nos restaurantes, se a comida é boa o cliente retorna. E é verdade, pura verdade. É claro que o serviço completo é quem tem o peso final, mas convenhamos, a comida é essencial por que ela deve alimentar não só o corpo, mas também a mente, o espírito e, porque não, comportamentos e atitudes.
E, baseado em outra verdade, a de que “tudo que ingerimos nos integra e constitui” é que a Out Box Treinamento desenvolveu, depois de atuar no mês de julho no treinamento experiencial de “Cozinha Corporativa” junto ao Departamento Jurídico do MercadoLivre, a customização dessa mesma abordagem de treinamento para o Departamento de Marketing da empresa.
No dia 11 de setembro de 2015, no Hotel Rancho Silvestre em Embú das Artes/SP, 25 profissionais de marketing do MercadoLivre foram desafiados a “ir ao mercado”, escolher e conquistar ingredientes, negociar os ingredientes adquiridos com os demais participantes, desenvolver o cardápio e preparar a mesa, elaborando bebidas, entrada, dois pratos principais e sobremesa para a degustação conjunta de integração, reflexão comportamental e confraternização entre os diversos setores do Departamento de Marketing da empresa. Na cestinha de compras da equipe de Marketing, ingredientes de primeira qualidade, muita garra, alegria e vontade de dar o melhor de si.
Antes, porém, foram realizadas duas atividades de aquecimento, uma física, de sincronização do grupo, e outra, intelectual, de modelagem básica do negócio e das atividades de marketing no MercadoLivre. O bom desempenho dos grupos formados nessas duas atividades rendeu-lhes os aventais e as indumentárias do El Chef Mercado Livre e o direito de “ir às compras” dos ingredientes conquistados.
Daí para frente foi só alegria e muito dinamismo, pois haviam metas de tempo e objetivos específicos definidos para cada equipe de trabalho. Mesa posta, foi hora de degustar as receitas preparadas e depois, numa deliciosa conversa de mesa, trocar e digerir, de forma reflexiva, comportamentos, situações inusitadas, atitudes heroicas ou nem tanto, exemplos de ação em equipe e os demais alimentos comportamentais verdadeiramente integrados pelos participantes. Experiência assimilada e integrada, a equipe fez um exercício de autoavaliação em 10 quesitos previamente alinhados entre a Out Box Treinamento e os gestores das áreas de RH e Marketing da empresa.
Mas, se o bom alimento a gente repete, fica aqui o nosso verdadeiro reconhecimento à equipe do Jurídico e do Marketing do MercadoLivre que “mandam muito bem” na cozinha e no mercado. Adoramos repetir “esse prato experiencial” com vocês.
Leave a Comment