Se for vencer. Dirija.
Heineken e a estratégia de alinhamento e integração de Equipes de Topo
Quando duas equipes competentes, destaques em suas áreas de atuação, altamente capacitadas, diversificadas e com elementos e estilos distintos de ação, reúnem-se para vencer em torno de um grande projeto de mercado, faz-se necessária, não a ativação de competências comerciais, mas a sinergização das competências profissionais de trabalho integrado e a priorização das diretrizes e condicionantes de manutenção do foco conjunto.
Diante da envergadura dessa demanda estratégica de Desenvolvimento de Pessoas, nada melhor que levar esse grande time a viver na prática (experiencialmente) a realidade da integração dos “top teams”. Esse foi o cenário em que a Heineken, na recém aquisição das operações da Kirin do Brasil, determinou suas diretrizes para 2018 e, a partir daí, contou com o apoio da OutBox Treinamento para preparar sua equipe multicultural de marketing e comunicação para a conquista de resultados surpreendentes para suas marcas e produtos.
Reunidos na aprazível Atibaia, em São Paulo, para sua “convenção de estratégia”, os profissionais da Heineken, com garra total, muita energia positiva e alegria, realizaram diversas atividades experienciais e enfrentaram desafios colaborativos que, entre outras situações, propiciaram a integração prática, a conscientização facilitada e a ativação de percepções sobre temas como: empatia e comunicação multidirecional eficiente; cuidado nas entregas de valor e seus detalhes; a importância da individualidade e dos talentos pessoais a serviço do objetivo coletivo; o triple mix: planejamento, criatividade/inovação e uso inteligente dos recursos disponibilizados; foco; clareza de objetivos e liderança saudável, entre outros temas espontaneamente surgidos e observados ao longo do trabalho.
Totalmente baseado em metodologia experiencial desenvolvida pela OutBox, as atividades práticas de treinamento foram encaixadas na estrutura batizada de “Rampa de Ignição e Ascensão Experiencial” que prevê o encadeamento das atividades com base no quadripé: AÇÃO-AVALIAÇÃO-CONSCIENTIZAÇÃO-COMPROMISSO DE TRANSFORMAÇÃO. A aplicação dessa metodologia permite à equipe em desenvolvimento avaliar ao final de cada atividade e de forma cumulativa e crescente, ao longo do treinamento, os seus potenciais, seus diferenciais, seus limites e áreas com potencial de crescimento/transformação imediata, permitindo que, dessa feita, o que é necessário, urgente e rapidamente aplicável possa ser incorporado imediatamente na prática profissional e empresarial, programando-se etapas sucessórias de desenvolvimento para os pontos mais delicados e de maior dificuldade de transposição. Essa, é, de certa maneira, uma fórmula achada pela OutBox para fazer com que um treinamento altamente impactante tenha resultados transformadores prolongados e toda assimilação comportamental dos “treinandos” não se esvaia após o jantar comemorativo de encerramento da convenção ou reunião de equipe.
Por isso, fica uma “sugestão ministerial” da OutBox: se você for vencer, dirija sua transformação e o seu futuro e, sem “mi-mi-mi”, seja feliz e eficaz. A Heineken, suas equipes, suas marcas e produtos de sucesso sabem disso.



Leave a Comment