Planejamento, preparação e realização são elementos fundamentais que compõe o processo que permite uma pessoa, uma organização ou um time atingir metas, alcançar um objetivo, chegar ao topo! Independente de enfrentar uma situação empresarial ou pessoal, as habilidades necessárias para a superação dos desafios são as mesmas, aplicam-se à vida.
E, nessa arte de transformar potencial em ação, que a Out Box utiliza como ferramenta a prática de canoagem para exercitar comportamentos entre lideranças. Para as empresas, os benefícios são consistentes e podem ser sentidos quase que instantaneamente e os resultados colhidos a longo prazo.
Deste modo, foi formatada a segunda etapa do desenvolvimento de Líderes da Poly Terminais, dentro de um programa contínuo personalizado com base nas demandas da organização. A mecânica básica do treinamento contemplava o desafio de remar em conjunto, com sincronia e metas comuns, o foco no processo de autoconhecimento e percepção das diferenças de estilos de liderança e do conhecimento da função e papel de cada um “no barco” enquanto um todo, a preparação para a partida, as paradas calculadas com metas de lugar e tempo, as reflexões e facilitações de ajuste de eficácia e eficiência, etc. As atividades realizadas nesta etapa foram desenhadas e previamente testadas (scouting) e cronometradas (timing) para garantir a viabilidade de toda a programação e dos desafios (metas) propostas aos Líderes Poly Terminais.
O desafio tinha como proposta remar em canoas havaianas com tempo e metas pré-estabelecidas, considerando a autossustentabilidade durante o percurso e a segurança do grupo.
Assim, a Canoa 1 foi designada como Batedora, com a missão de, mediante mapas e ferramentas de orientação, conduzir o conjunto e ditar o ritmo do comboio na direção dos pontos de parada previstos, de acordo com metas de lugar e tempo estipuladas. A Canoa 2, de Suprimentos/Alimentos, tinha a função de conduzir e preservar a integridade desse importante recurso do grupo. A Canoa 3, similarmente à Canoa 2, foi designada para conduzir e preservar a integridade dos Suprimentos/Equipamentos de Apoio necessários às atividades previstas. E, finalmente, a Canoa 4, a Canoa de Segurança, responsável pelo transporte da água e hidratação da Equipe, atividade fundamental nesse tipo de prática esportiva de alto desgaste físico, bem como de observar os procedimentos de segurança e integridade dos membros da Equipe, alertando-os e corrigindo-os quando necessário.
A atividade de canoagem exige sincronia, definição de papéis, alinhamento e trabalho em equipe. Paradas estratégias com feedbacks parciais foram realizadas, o que impactou diretamente no crescimento do desempenho da equipe.
Limites foram testados em um ambiente de expansão da zona de conforto, com recursos limitados e situações exaustivas. Durante as experiências, faz-se necessário tomar decisão em tempo real com base nas informações passadas pelos facilitadores e na imprevisível configuração do ambiente natural. As atitudes dos participantes tem feedback imediato e é possível sentir e refletir sobre as possibilidades que levam à soluções positivas.
Leave a Comment