Que você trabalha duro, não tenho dúvidas! Mas será que você trabalha de uma forma inteligente? Ou ainda, coloca em prática ações diárias que podem impulsionar o seu sucesso?
O que realmente separa as pessoas que são altamente eficazes no trabalho (e na vida) daquelas que não tem muito sucesso nessa área? Provavelmente, atitudes bastante específicas. Entenda como oito hábitos simples podem fazer você produzir mais e ainda, mudar a sua vida.
1. Visualize o seu sucesso
Reconheça seus maiores objetivos e os sucessos que você deseja obter no trabalho e na vida. Visualize como você vai chegar lá e faça um plano para alcança-lo. Pessoas eficazes sabem que precisam manter seus objetivos no topo das prioridades.
2. Uma coisa de cada vez
Não se envolva com vários projetos ao mesmo tempo. Liste, todas as manhãs, duas ou três tarefas para executar e não deixe que as interrupções atrapalhem sua eficácia. É fácil deixar se envolver por novos problemas e esquecer os antigos. Aprenda a priorizar adequadamente as necessidades, estabelecendo a diferença entre o que é importante e o que é urgente. Estabeleça prazos para si mesmo e os mantenha.
3. Movimente-se
Não seja um prisioneiro de sua mesa, escritório ou espaço de trabalho. Saia pela manhã, durante os intervalos, ou no período da tarde para se manter em movimento. Permita que sua mente desfrute de ar fresco e luz do sol. 10 minutos diários são o suficiente para fazer um mundo de diferença na sua produtividade. Como regra geral, você deve fazer algo ativo para limpar sua mente todos os dias.
4. Diga não
É difícil dizer não quando somos desafiados com um novo projeto ou oportunidade. Porém, pessoas mais eficazes tem consciência que não podem fazer tudo – em especial, não tudo de uma vez só. Se você não tem certeza que dará conta, diga não, adie a tarefa, ou delegue o trabalho a alguém de sua equipe que tenha tempo e competência para executá-lo.
5. Dê valor ao seu tempo
Quando estiver no seu local de trabalho, gaste seu tempo de forma sábia e faça o seu melhor para evitar as distrações que você pode controlar. Manter uma política de portas abertas é importante, porém, não permita que pessoas monopolizem seu tempo com questões que não se encaixam com os objetivos de sua organização.
6. Se necessário, pergunte
Nossos egos, por vezes, nos impedem de pedir ajuda. Mas evitar pedir ajuda quando precisamos dela é um grande erro. Às vezes, é necessário um novo ponto de vista para descobrir uma solução que parecia impossível. O critério no momento de pedir ajuda também é importante. Procure conselhos com pessoas cujas opiniões e valores estão alinhados com os seus e os de sua organização.
7. Seja um bom ouvinte
Saber ouvir é vital para a sua produtividade, porque ouvir também ajuda a evitar mal-entendidos e falhas de comunicação, que geram um trabalho desnecessário. Se você está falando mais do que ouvindo, você tem um problema. Reflita, dê uma pausa e abra espaço para o que está a sua volta.
8. Seja grato
Aprecie o que você tem e as oportunidades que lhe foram dadas. Sempre que se sentir satisfeito com o seu trabalho e sua vida, você vai perceber que o trabalho é realizado mais rapidamente. Tire sempre um tempo para agradecer pelo que você tem e onde você está em sua jornada. Mas não pare por aí. Continue crescendo e buscando conhecimento, assim, você sempre estará pronto para novos desafios.
Leave a Comment