Em busca do desenvolvimento e alinhamento de suas lideranças, a DC Logistics Brasil reuniu seus principais profissionais em um treinamento experiencial intenso ao ar livre. 25 líderes da empresa participaram de uma expedição com atividades repletas de desafios, durante três dias, em Florianópolis – SC.
Com o objetivo de alinhar comportamentos e atitudes propostos pelas ferramentas de gestão de RH da DC Losgitics Brasil, a Out Box Treinamento desenvolveu um programa exclusivo para a empresa: Management Challenge. Baseado no programa de desenvolvimento de líderes, Superare, a ideia foi criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e intenso, com cenário desafiador e atividades vivenciais altamente impactantes, capazes de desenvolver o pleno potencial dos participantes.
Os líderes enfrentaram seu primeiro desafio antes mesmo da partida para a expedição. Sem muitas informações sobre as atividades que decorreriam, eles tiveram que planejar e organizar àquilo que precisavam para passar dois dias autossuficientes. Tudo que era necessário foi disponibilizado para os participantes, mas a decisão de como e o que deveria ser levado e a quantidade, era totalmente deles.
Depois de distribuírem o peso dos equipamentos em suas mochilas, foi dado início a uma caminhada nas Dunas da Praia da Joaquina. Foram dois quilômetros de trekking, orientado por bússola e pistas que levariam os líderes até o próximo desafio. Na Lagoa da Conceição, receberam a missão de remar em Canoas Havaianas por aproximadamente doze quilômetros, até chegar ao local de acampamento. A atividade de canoagem exigiu sincronia, definição de papéis, alinhamento e trabalho em equipe. Duas paradas estratégias com feedbacks parciais foram realizadas, o que determinou diretamente no crescimento do desempenho da equipe.
























Ao chegar ao ponto determinado, o desafio era montar o acampamento e realizar a cozinha de campo. Os líderes se dividiram em funções específicas, com responsabilidades distintas, mas imprescindíveis para o todo. Os facilitadores da Out Box enfatizaram a importância da filosofia Leave No Trace (não deixe vestígios), baseada em sete princípios básicos de conservação dos ambientes.
À noite, os participantes se reuniram em torno da Fogueira do Conselho para uma intensa reflexão sobre os comportamentos e atitudes da equipe durante os desafios do dia. Em seguida, pernoitaram em suas barracas sem saber das missões do dia seguinte.
No segundo dia, a proposta era levantar acampamento e voltar ao ponto de origem, na Joaquina. Para isso, os líderes tiveram que enfrentar vinte e dois quilômetros de trilha com alguns obstáculos, de nível médio, carregando todo o equipamento que trouxeram. Limites foram testados e um ambiente de extremo desconforto, com recursos limitados e exaustão se instalou entre a equipe – situações enriquecedoras de autoconhecimento. Depois de dez horas de caminhada, os líderes chegaram ao ponto de partida, superando mais este desafio.
O fechamento do treinamento aconteceu no terceiro dia com o consultor de empresas Dagoberto Dalssasso, que desenvolveu um conteúdo específico para os líderes da DC Logistcs Brasil. Os gestores analisaram o reflexo de seus comportamentos nas suas atitudes e nos resultados dentro da empresa. Com esta experiência, a DC Logistics Brasil espera que seus líderes colaborem e compartilhem mais nos processos, construam confiança e apoio na delegação de responsabilidades e sejam transparentes nas relações que envolvam o ambiente de trabalho.
Vivenciar o mundo corporativo em uma expedição nos leva ao limite e revela que somos. Podemos conhecer nossas fraquezas e também nosso potencial. Este tipo de treinamento é extremamente eficaz, nunca esquecemos daquilo que vivenciamos, especialmente em atividades extremas.