A Pixeon S/A, empresa de base tecnológica de Florianópolis e especializada no desenvolvimento de soluções em diagnóstico médico por imagem digital, é uma das organizações que se beneficiaram do crescimento explosivo das tecnologias, passando a liderar o segmento de mercado onde atuam no Brasil, concorrendo com grandes multinacionais, como a Phillips e GE.
Com menos de 8 anos, a Pixeon é dirigida por empreendedores que desde o inicio se despontaram com o apoio de investidores, como MIDI Tecnológico, ACATE e, recentemente, a Intel Capital, um dos maiores fundos de investimento de tecnologia do mundo, que adquiriu 23% das ações da Pixeon.
De LTDA (sociedade limitada) para S/A (sociedade anônima), a Pixeon, tornou-se Global, por conseguinte, os desafios aumentaram, tanto externos (concorrentes) como internos (pessoas, liderança, produtos, tecnologia, investidores).
Com o objetivo de se preparar melhor para as diversas “batalhas” que enfrenta no dia a dia, a Pixeon mergulhou seis dos seus gestores num programa de Treinamento Outdoor na base da OutBox Treinamento (Itapema/SC), para exercitar sua capacidade de planejamento e execução e testar seu time.
O treinamento se iniciou com o preenchimento do questionário do Mapa de Preferências de cada participante. O Preferências nada mais é do que uma “fotografia” atual das preferências predominantes de cada um, suas estratégias de comportamento e suas maneiras de agir. O Preferências explica, por exemplo, porque determinado indivíduo encara com facilidade certas situações e tem dificuldade em outras ou porque se comunica e se relaciona muito bem com algumas pessoas e com alguma dificuldade com outras.
No dia do treinamento, 20, José Roberto de Barros Filho, engenheiro, professor e Coach nos programas de pós-MBA da HSM Educação, apresentou o programa do treinamento e o primeiro objetivo/exercício do dia. Como trabalhar em equipe sobre pressão, em momentos de crise. A atividade proposta foi um Paintball Estratégico. Segundo Barros, o exercício é extremamente adequado ao objetivo, pois diversas situações similares aos desafios de empresa podem ser construídas ou reproduzidas no campo de batalha.
O objetivo do jogo era invadir a “Ilha do Concorrente”, hastear a bandeira da Pixeon no campo de batalha e conquistar o lugar mais alto no território inimigo. Mas lá estava “concorrência”, estabelecida, preparada e com amplo conhecimento do terreno. Árdua batalha!
Durante o exercício, foram feitas intervenções no sentido de como executar melhor as ações ou qual o melhor plano/estratégia. Ainda, quais os melhores comportamentos o time deveria apresentar no sentido de obter sucesso no campo de batalha. Durante a atividade foi utilizado o Programa AtiVare OutBox, em que a vivência é relacionada aos desafios que a empresa enfrenta na sua batalha real. Foram destacados os comportamentos que deveriam ser reforçados pelo time, aqueles adotados e praticados pelo time e os que deveriam ser eliminados.
Houve uma segunda atividade onde o planejamento e execução foram abordadas. Uma refeição (Cozinha de Campo) deveria ser preparada pelo time em plena mata. A gestão dos limitados recursos e o planejamento do uso dos mesmos foram o ponto alto. A reprodução foi o que realmente acontece quando há necessidade de se alimentar em áreas remotas. Panelas pequenas, fogareiros portáteis, pouca água, cuidado com o meio ambiente e muita gente com fome.
A alimentação acabou sendo um momento de confraternização e de troca de ideias, pois o time contava com bons cozinheiros, complemente ambientados, confiantes e sem as “amarras do mundo indoor”.
Parabéns Pixeon pelos desafios enfrentados e superados!
Equipe OutBox Treinamento
Leave a Comment