Planejamento, preparação e realização são elementos fundamentais que compõe o processo que permite uma pessoa, uma organização ou um time atingir metas, alcançar um objetivo, chegar ao topo! Independente de enfrentar uma situação empresarial ou pessoal, as habilidades necessárias para a superação dos desafios são as mesmas, aplicam-se à vida.
Para desenvolver essas habilidades a Out Box criou o programa SUPEARE, situação de ação que orienta grupos e inspira indivíduos a atingir seu pleno potencial. O convite inicial é desconectar para conectar, dar espaço para oxigenar os pensamentos, viver novas experiências e ampliar a visão sobre o modo como se dão os processos e as soluções. A sugestão é pensar fora da caixa, expandir a zona de conforto e permitir ideias não formatadas ou pré-determinadas. É sair do processo sufocante da rotina e liberar sua essência.
As atividades vivenciadas durante a expedição são criadas para que os participantes naveguem por ambientes de aprendizagem distintos que testam suas habilidades de liderança e trabalho em equipe, possibilitando o autoconhecimento por meio de situações valiosas de superação e aquisição de novos conhecimentos. Os desafios são os mais diversificados e é necessário enfrentar processos ativos que cultivam uma cultura de mudança e capacidade de se adaptar rapidamente.



A metodologia
As atividades experienciais ao ar livre são de natureza sensorial e instigante e acabam por ampliar a atenção e aguçar a mente, principalmente por abranger algumas situações de “risco”, as quais exigem maior atenção. Indivíduos nessa situação estão mais propensos a lembrar do que aprenderam, pois a aprendizagem se torna significativa.
Durante as experiências, faz-se necessário tomar decisão em tempo real com base nas informações passadas pelos facilitadores e na imprevisível configuração do ambiente natural. As atitudes dos participantes tem feedback imediato e é possível sentir e refletir sobre as possibilidades que levam à soluções positivas.
Os cenários naturais são variados e desafiadores e as experiências vivenciadas durante os programas são altamente impactantes, refletindo diretamente no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. Tais características configuram o programa para além das formas convencionais de desenvolvimento organizacional ou de treinamento de liderança. É a arte de transformar potencial em ação. Para as empresas, os benefícios são consistentes e podem ser sentidos quase que instantaneamente e os resultados colhidos a longo prazo.



Expedição como meio para o Desenvolvimento
Podemos analisar a expedição como um pequeno universo das organizações. Durante as atividades propostas ocorrem representações paralelas do modo como as equipes agem no ambiente profissional. Com o uso de técnicas qualificadas de metaforização, os facilitadores conseguem extrair dos indivíduos a consciência de suas ações e ampliar o campo de possibilidades de atuação que refletem em consequências positivas.
Em situações de extremo desconforto, onde os recursos são limitados e a necessidade de superação é intensa e constante, alguns fatores interferem no resultado da expedição e são exercitados de modo significativo nas experiências propostas pela Out Box. São eles:
- Gestão do tempo – habilidade de planejar e fazer o melhor uso do tempo;
- Competência social – capacidade de um indivíduo em trabalhar de modo eficaz ao interagir socialmente;
- Motivação pela realização – motivação em colocar esforço na ação para atingir excelência;
- Flexibilidade intelectual – habilidade para adaptar o pensamento e acomodar novas informações a partir de mudanças de condições e perspectivas diferentes;
- Liderança ativa – capacidade de assumir e realizar um papel de liderança eficaz e de produtividade;
- Controle emocional – capacidade de lidar com as emoções e controlar quando confrontado com situações difíceis ou potencialmente estressantes;
- Iniciativa ativa – capacidade do indivíduo para iniciar ações e ideias em novos situações;
- Autoconfiança – confiança na capacidade e no sucesso das ações.
No caso da expedição, as equipes terão dificuldades quando não trabalharem bem em conjunto, e a potencialidade desse “erro” trará consequências reais, que interferem significativamente em todos os envolvidos, algo que não pode ser simulado e nem sentido em uma palestra ou sala de aula.
Alguns comportamentos e atitudes de alto desempenho só podem ser desenvolvidos em situações extremas. Para enfrentar forma eficiente uma expedição são indispensáveis habilidades como resolução de problemas, tomada de decisão, desenvolvimento de estratégias e sucesso na comunicação. Ao voltar para a empresa, os indivíduos que vivenciaram esse tipo de desafio estarão portando de estratégias práticas, influência positiva e liderança eficaz.
Como funciona?
Características do Programa SUPERARE : trata-se de uma expedição que se configura em três ou mais dias em ambiente natural, projetada para oferecer à líderes a oportunidade de se desconectar do mundo corporativo para fortalecer as relações em equipe, exercitar habilidades fundamentais para a produtividade e mudar a perspectiva na resolução de problemas. Durante todo o processo os líderes estarão enfrentando ambientes extremos e intensos, exigindo o exercício de algumas competências e habilidades. É um projeto real que desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe e entender o outro, de tomar decisões sob pressão e resolver conflitos, de se adaptar a ambientes e pessoas diversas, liderar e distribuir papéis, e, principalmente, desenvolver a consciência de si, de seu potencial e da necessidade de superação.






Out Box sempre inovando, pensando fora da caixa.