Aprofunde a reflexão sobre o seu mercado e o seu negócio. Faça o planejamento estratégico e alinhe as lideranças da empresa. Depois semeie nos Colaboradores a creatrix anima (alma criativa) com impacto e “inesquecibilidade”. Essa foi a fórmula escolhida pela DC Logistics Brasil para alinhar e ativar cerca de 170 dos seus Colaboradores frente ao enorme desafio de realizar sua Visão Estratégica até 2027. O principal requesito para vencer esse desafio? Incorporar a alta performance como disposição essencial da Alma da Empresa e de cada um dos Seres que a constituem.
Nesse sentido, a OutBox Treinamento desenvolveu o treinamento de ativação (team building) ALPE 7-27, um treinamento em alta performance para incorporar a alta performance comportamental e levar os “Guerreiros DC” a atingirem o desejado 7% de market share no agenciamento de cargas brasileiro até 2027, conforme especifica a Visão a ser realizada.
Durante um dia inteiro os Colaboradores da DC Logistics Brasil foram literalmente trabalhados numa lúdica jornada do herói em busca da realização da visão: um grande time de Guerreiros, subdividido em equipes, sendo testadas e treinadas em alta performance para liderar simbolicamente a jornada em direção aos 7% de market share almejado. Foram 8 equipes e 25 desafios comuns, alguns obrigatórios, outros opcionais. Alguns com tempo limitado, outros não. Alguns competitivos, outros colaborativos e outros, ainda, coopetitivos. Todos, seguindo a dinâmica básica de gamification e com a contagem de pontos comparativos (score construtivo de referencial de desempenho).
A cada prova as equipes se deparavam com textos de reflexão e alinhamento, ligando cada elemento a ser conquistado com os desafios específicos da atividade, com uma ou mais habilidades necessárias, com analogias ao dia-a-dia na empresa e com o regulamento da prova, de forma a sensibilizar e significar, por meio de símbolos fortes, as experiências vivenciadas. E a cada conquista a celebração, a aquisição de insígnias e a caracterização corporal dos Clãs dos Guerreiros por meio de “pinturas de guerra” e outros elementos associados ao Totem escolhido pela equipe. Os 8 Clãs: os Bulls; os Transformers; os Greenforce; os Blue Indians; The Killers; os Lobos; os Tigres de Fogo e os All Blacks, realizaram, através de estratégias desenvolvidas por eles mesmos, diversas provas e entre as provas da etapa intermediária da grande jornada, destacam-se:
- CORRIDA DE TORAS: prova de força, resistência e velocidade, inspirada na tradição indígena do Brasil;
- CIRCUITO DE FÔLEGO: prova de velocidade e administração de recursos, inspirado em antigo método de treinamento africano;
- PROVA DE PRECISÃO: com a construção e operação de arco e flecha;
- TIROLESA AO ALVO: prova de confiança na equipe, de pontaria e controle do medo;
- EQUILÍBRIO EMOCIONAL E AUTOCONFIANÇA: prova com a travessia sobre o lago, por slackline assistido;
- CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: prova com o Captador de Market Share, onde, a partir de materiais muito simples (e inusitados), as equipes tiveram que desenvolver projetos e ferramentas práticas para captar “no mercado” os pontos de market share objetivados”.
- PROVA FITZCARRALDO: um teste de “obsessão” e trabalho em equipe, inspirada na epopeia de Brian Sweeney Fitzgerald, o Fitzcarraldo para os nativos da Amazônia, que transpôs por terra, com um barco, a densa selva amazônica, em busca do seu sonho. Nela, as equipes tiveram que se organizar e persistir transportando, por uma trilha no interior da mata, uma canoa pesando cerca de 150 Kg.
- Além dessas, muitas outras provas, todas contextualizadas e coerentes com o objetivo do treinamento de desenvolver atitudes e cognição experiencial para a alta performance.
Mas, reservada para o final, após as equipes haverem reunido seus fogos em uma única Visão Corporativa, havia a Prova Suprema, a prova capaz de inverter o jogo, da fazer a virada, de desequilibrar as forças de mercado, um ato de ideação/concepção, planejamento, construção e execução precisas, em tempo limite e em alta performance, que, conforme pode ser visto na parcial (abaixo) do texto do cartão de alinhamento, poderia fazer a equipe com menor pontuação acumulada transformar-se na grande líder das atividades do dia. Representando, assim, uma realidade do mercado de logística: com o fogo da vontade ativa aceso, com garra e com a ação de alta performance de um time alinhado, milagres são conquistados e grandes alvos são visados e grandes lançamentos são efetuados.
Leave a Comment