A professora Vanderléia Lohn, coordenadora de cursos de pós-graduação em administração da Univali, aposta no Treinamento Experiencial ao Ar Livre como metodologia complementar no currículo do curso de MBA em Gestão Estratégica de Vendas e Varejo. Ela comenta sobre a importância em oportunizar aos alunos vivências que colaboram no desenvolvimento de habilidades e comportamentos que geram real significado profissional.
1- De que forma você avalia o impacto das atividades práticas realizadas durante o treinamento?
O feedback que temos dos alunos é sempre muito positivo. Os alunos descrevem como uma experiência única na vida acadêmica e alguns até mesmo na vida profissional. Os alunos que já estão no mercado de trabalho conseguem identificar importantes resultados, como mudança de comportamento e até mesmo de atuação profissional. Muitos relatam que não imaginavam consegui ir até onde foram no treinamento, quando realizam o Arvorismo, por exemplo, outros descrevem a importância do grupo para alcance da atividade e objetivo de grupo. Sempre observo um perfil de equipe-alunos ao iniciar o treinamento e um perfil muito mais integrado e satisfeito com o resultado ao término. Além disso, o impacto da prática- treinamento do identificar a importância das teorias trabalhadas em sala de aula. Para nós professores é muito interessante e satisfatória a relação teoria- prática.
2- É possível fazer uma analogia das atividades com o conteúdo ministrado no curso? Como?
Sim. Nos treinamentos realizados sempre temos uma aula pré e pós-treinamento e assim conseguimos descrever muito bem a relação teoria-prática. Na aula pré apresento os principais conceitos e autores das temáticas do treinamento e ainda descrevo uma relação como pode acontecer no mercado de trabalho deles. No pós-treinamento volto com os conceitos e como aconteceu no dia do treinamento. Avaliando se foram trabalhados os conceitos e como foram trabalhados. Pontuando os pontos fracos e fortes de conseguir ou não aplicar os conceitos.
3- Que experiências práticas é possível observar nos alunos durante e após o treinamento?
A integração do grupo. O respeito e companheirismo ao grupo. Melhor participação em sala de aula – atividades. Alunos mais desinibidos para colocar suas ideias e experiências. Confiantes da sua fala e ideia. Alunos mais corajosos e confiantes do seu potencial. Alunos mais autênticos e arrojados. Alunos com vontade de arriscar – dar um passo a mais na sua vida profissional e pessoal. Alunos com vontade de mudar – partir para outra caminhada profissional e até mesmo pessoal. Alunos mais comunicativos e participantes das práticas em grupo. Alunos com mais vontade de viver a Vida.
4- Quais são as principais competências trabalhadas no treinamento ao ar livre?
Liderança, trabalho em equipe, planejamento, estratégias, motivação, organização/planejamento de tempo, autoconhecimento, limites, superação, análise ambiental (avaliação de pontos fortes/fracos- ameaças/oportunidades) da equipe e do mercado, entre outros que são identificados e direcionados a cada perfil de grupo e curso.
Breve descrição do currículo.
MSc. Vanderléia Martins Lohn, Doutoranda em Engenharia de Produção, Mestre na Gestão do Conhecimento, Especialista em Responsabilidade Social e Gestão do Terceiro Setor e professora permanente do quadro da UNIVALI. Professora do Curso de Administração nas disciplinas de Administração de Vendas, Responsabilidade Social, Administração de Varejo, Treinamento Empresarial e Tópicos em Administração. Professora Coordenadora do projeto de extensão universitária Univali Faz e Projeto Univali- 8 jeitos de mudar o mundo. Coordenadora e Professora dos Cursos de MBA em Gestão Estratégica de Vendas e Varejo, MBA em Consultoria Empresarial, MBA em Gestão dos Negócios Imobiliários e da Construção Civil. Consultora de projetos sociais.
Leave a Comment