Treinamento de Liderança: A Saga do Líder Humanizado

DC Logistics Brasil, AMTrans Logistics e Rentalog Global Logistics

O treinamento de liderançaA Saga do Líder Humanizado – foi desenhado com exclusividade para a Quattuor Holding e trouxe temáticas bem atuais de Liderança Humanizada, Segurança Psicológica e Líder 4.0 para aprimorar as competências de líderes-gestores a fim de mobilizar, conduzir, apoiar e gerir suas equipes em busca de resultados superiores.

A Quattuor Holding, que controla a DC Logistics Brasil, AMTrans Logistics e a Rentalog Global Logistics, almeja até 2027 ter 7% de marketshare de agenciamento de cargas em comércio exterior no Brasil. Para tal, está expandindo em aquisições – recentemente comprou a Royal Logística – e investe continuamente na formação líderes-gestores para ter as melhores práticas de gestão de pessoas.

O programa de treinamento incluiu dois encontros virtuais e uma expedição de três dias pelo Cânion do Itaimbezinho SC/RS e a abordagem foi distribuída da seguinte maneira:

list {“ordered”:true,”type”:”1″} –>
  1. Encontro virtual pré-expedição (2h30) – teve o objetivo de contextualizar conceitos de Liderança Humanizada, Clima Organizacional (pesquisa GPTW) e Segurança Psicológica. O encontro teve exposição do resultado da pesquisa GPTW, atividades de discussão em grupos, jogos envolvendo os pilares de segurança psicológica e escrita no padlet para abordar os comportamentos de líder humanizado e desumanizado.
  2.  Expedição (3 dias) – o intuito dessa parte do programa foi de conduzir o grupo por uma aventura no Cânion do Itaimbezinho, SC/RS, incorporando aspectos culturais e históricos (Tropeirismo), a fim de provocar um estado de atenção nos participantes, possibilitando abertura de canais de comunicação e conexão no grupo. Além de consolidar os temas expostos no encontro virtual, a experiência abordou o conceito de transformação do Líder Executor para o Líder Visionário.  Aqui se possibilitou a analogia da visão estreita dentro do Cânion como dia a dia nos desafios operacionais da empresa, para a visão aérea, do todo, no alto da serra.
  3. Encontro virtual pós expedição (2h30) – esse momento foi dedicado ao resgate da aprendizagem dos encontros anteriores e construção do PMI – Plano de Mudança Individual – propondo ao grupo a criação da descrição do Líder 4.0 da Quattuor Holding.

Experiência vivencial do treinamento A Saga do Líder Humanizado

O treinamento A Saga do Líder Humanizado foi baseado em um conceito super atual que englobou os princípios de Segurança Psicológica, Liderança Humanizada e Líder 4.0 e desafiou 55 líderes em uma dupla travessia (por baixo e por cima) em um dos maiores e mais bonitos Cânions das Américas.

A imersão envolveu 03 dias e duas pernoites em acampamento com barracas duplas. No primeiro dia os participantes montaram acampamento, realizaram atividades de conexão e alinhamento e organizaram-se em três equipes para facilitar a entrada no Cânion, preparando-se ainda individualmente e coletivamente para o desafio do dia seguinte. O acampamento base foi no município de Praia Grande – SC, distante 05 km do início da Trilha do Rio do Boi.

A Saga do Líder Humanizado - barracas montadas pelos participantes do treinamento

No segundo dia, após a caminhada até o início da trilha, as três equipes entraram no Cânion Itaimbezinho, considerado o maior da América Latina, de fendas estreitas e com paredões verticais de rochas de mais de 700 metros de altura. Dentro do Cânion, caminharam por pedras e realizaram mais de 12 travessias/cruzamentos pelo Rio do Boi, em um desafio com aproximadamente 07 horas de duração. Nesse dia, percorram 17km em média, sendo que alguns líderes optaram em voltar caminhando mais 5km até o local do acampamento.

A Saga do Líder Humanizado - participantes do treinamento fazem caminhada no Cânion

Durante todo o percurso da Trilha do Rio do Boi, os líderes vivenciaram os conteúdos programados por meio de paradas obrigatórias de reflexões e de desafios específicos, como o Rock Balancing (empilhamento de pedras), que abordou os 4 pilares de segurança psicológica: compaixão, comunicação aberta, colaboração e autodesenvolvimento.

Contudo, o objetivo principal da caminhada foi trazer a reflexão para cada líder sobre quanto tempo passam embreados na operação/execução e de como ser um líder humanizado em momentos de cansaço e desconforto físico e emocional.

Na noite do segundo dia, após desfrutarem de um jantar típico tropeiro, uma reflexão profunda e enriquecedora foi apresentada sobre o aprendizado do dia e sobre como a liderança pode e deve transferir os conceitos exercitados para o negócio. Para encerrar a noite, a OutBox convocou os líderes para uma cerimônia com Chanupa ao redor de uma fogueira, com o objetivo de selar todo o conhecimento obtido durante o desafio.

A Saga do Líder Humanizado - participantes do treinamento se reúnem ao redor de fogueira para compartilhar suas experiências

No terceiro dia, os líderes se deslocaram em direção a Cambará do Sul/RS e ingressaram na parte superior do Parque Aparados da Serra para mais um dia de caminhada e reflexões in loco, desta vez ao longo da borda do Cânion. Neste ângulo, puderam apreciar a conquista do dia anterior, observando de cima o Cânion Itaimbezinho e a trilha percorrida ao longo do Rio do Boi. Ao total, as equipes enfrentaram mais 17km de travessia contemplativa por diversas trilhas, dentre elas a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice, até o retorno a base.

Ver o todo facilita a transição de liderar a si mesmo para gerenciar outras pessoas, administrar gestores, gerir o negócio, assumir a gestão do grupo e se tornar um gestor corporativo. Cada uma dessas passagens representa uma mudança de posição na Quattuor Holding. A caminhada pela borda do Cânion permitiu essa reflexão e, ainda, outras ponderações:

list –>
  • Quanto tempo passo embreado nos “cânions” operacionais? E quanto invisto na observação aérea do todo?
  • Como líder, tenho me dedicado a engajar e inspirar minha equipe?
  • O que preciso desenvolver para ser um líder mais humano, estratégico e inspiracional?
  • Onde estou no caminho da minha liderança humanizada?
  • Quais são meus “Vales”? Quais minhas “belezas”? Onde encontro meus pontos de observação?

A Saga do Líder Humanizado cumpriu seu objetivo ao expandir a consciência dos participantes por meio de novos conhecimentos e, principalmente, ao desafiá-los tanto fisicamente quanto mentalmente em um percurso abrangente, com quase 40 km de terrenos variados, culminando em uma caminhada final de 5 km de intensa subida e esgotamento físico, mental e emocional. Alcançou ainda seu propósito ao transmitir lições sobre o cultivo de relacionamentos e a maneira de compartilhar esses ensinamentos com seus liderados, promovendo o bem-estar mesmo em situações desconfortáveis e desafiadoras, inclusive em momentos de grande dificuldade.

Além disso, A SAGA atingiu com sucesso seu objetivo de trabalhar na integração da diversidade, sabendo que todos tem a sua individualidade e que o líder humano precisa ter a capacidade de criar ambiente de segurança psicológica para que o trabalho intelectual floresça ao fazer as pessoas se sentirem capazes de compartilhar seus conhecimentos e colaborar com os outros para resolver problemas e realizar atividades que estão em mudanças constantes.

Depoimentos

Guilherme A. Mafra
Corporate Strategy & Digital Solutions Manager, Quattour Holding

“Há décadas nós investimos muito em treinamentos corporativos. Tanto para time completo quanto para times de gestores. Experimentamos múltiplos modelos e formas de treinar. E percebemos que a experiência outdoor promove engajamento e sinergia muito particulares. Ao conciliar a experiência outdoor com um conteúdo teórico atualizado, como faz a OutBox, juntam-se itens cruciais para a alta performance coletiva. Os resultados disso no dia a dia do time são notáveis.”

Patrícia Quiquio
Human Resources Manager, Quattour Holding

“Meu feedback sincero é que foi o melhor Treinamento que tivemos até hoje! Vocês foram incríveis e sei do jogo de cintura que tiveram para conseguirem satisfazer pessoas com “desejos” diferentes! O conteúdo foi excelente e fico muito satisfeita como Profissional em guiar os nossos Líderes neste caminho! Percebo que temos uma longa caminhada pela frente, mas a sementinha foi plantada de forma muito assertiva, então estamos no caminho! Mais uma vez, agradeço ao time OutBox por esta conquista! E agradeço também, a parceria que tiveram comigo! Obrigada!”

Quer preparar seus líderes como a Quantum Logistics e outras tantas empresas fizeram? Visite o site da OutBox e conheça os treinamentos focados em liderança.

Treinamento com empresa especializada
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *